Educação ecológica para florescer a vida

by EdC Brasil

Projeto voltado à educação ecológica e à harmonia com a natureza é realizado em São Paulo. Conheça a Escola do Bem Viver.

Já pensou em uma escola focada na promoção da educação ecológica para a conservação ambiental e a garantia do Direito da Natureza? Se você ficou interessado (a) vai gostar de conhecer a Escola do Bem Viver.

Vanessa Hasson é advogada especializada em Direito Ambiental, pós-doutoranda da área de Direito da Natureza e uma das criadoras do projeto que leva em seu nome o conceito do Bem Viver, criado pelos povos originários para narrar a harmonia do ser humano consigo, com sua comunidade e com a natureza.

Durante sua pesquisa de pós-doutorado, Vanessa notou que, apesar dos atuais debates sobre conservação ambiental, crise climática e aumento da temperatura da Terra, na prática, não se sabe quais políticas públicas precisam ser desenvolvidas para garantir a efetividade dos Direitos da Natureza – campo criado para garantir que as atividades dos seres humanos sejam positivas para si e para a saúde do planeta.

“E aí a pesquisa chegou no ponto em que identifiquei três eixos principais para o desenvolvimento dessas políticas públicas: a educação ecológica, a saúde integrativa, com a medicina integrativa, e a economia para regeneração, essa nova economia com tantas bases teóricas.”

Com a mentalidade de então promover a educação ecológica de forma global, surgiu a Escola do Bem Viver, com matrizes coletivas, que dialogam, inclusive, com a Economia de Francisco.

“O convite do Papa Francisco aos jovens é que desenvolvam esse tema das novas economias, para que cuidem dos mais vulneráveis e ao mesmo tempo, da mãe Terra.”

Já em outubro, nos dias 28, 29 e 30, acontecerá também em Bertioga uma nova edição. Você pode saber mais sobre a Escola do Bem Viver pelo site ou pelo perfil do Instagram @escolavivadobemviver.