De 22 a 24 de setembro mais de mil jovens do mundo inteiro se reunirão para encontrar o Papa e formular um pacto para uma nova economia

PAPA FRANCISCO EM ASSIS NO DIA 24 DE SETEMBRO NO ÂMBITO DA ECONOMY OF FRANCESCO

O comitê organizador: A sua resposta positiva nos dá muita alegria

ASSIS (Itália) – Papa Francisco estará em Assis no dia 24 de setembro para o evento The Economy of Francesco (Eof), programado de 22 a 24 de setembro de 2022 na cidade seráfica. O Papa exprimiu com entusiasmo o desejo de estar presente e encontrar os jovens economistas, empresários e changemakers do mundo que há três anos estão  trabalhando na Eof, o processo, desejado pelo Pontífice, para criar as bases de uma nova economia, mais justa, equânime e fraterna. 

Nesses anos o Papa sempre se informou sobre as atividades que os jovens promovem e dirigiu palavras inspiradoras e encorajadoras em dois vídeos-mensagem por ocasião dos eventos da EoF, realizados online em 2020 e 2021. Agora confirma a sua presença no encontro em Assis. “A sua resposta positiva nos dá muita alegria: estamos imensamente gratos ao Papa – foi o comentário do comitê organizador formado pelo bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, pelo professor Luigino Bruni, pela presidente do Seráfico de Assis, Francesca Di Maolo, com o patrocínio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (DSSUI) – . Rezemos pela saúde do Papa Francisco e continuemos a ir em frente com maior entusiasmo e força com as atividades de organização do primeiro encontro global em presença em Assis. Estamos trabalhando para acolher os jovens, de mais de 100 países do mundo – explicam os organizadores – que trabalharam ativamente nesses meses e aqueles que desejam contribuir para uma nova estação de pensamento e práticas econômicas”.
O programa da visita do Papa prevê a saída às 9,00 do dia 24 do heliporto do Vaticano, pousando na esplanada perto do Paleventi. A seguir, o Papa se delocará de carro até as proximidades do Teatro Lyrick de Santa Maria dos Anjos. Três jovens de EoF o acolherão, o cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano integral, o bispo Dom Sorrentino, as máximas autoridades civis, os membros do Comitê organizador, os representantes das famílias franciscanas e da Pro Civitate Christiana. O Papa, às 10,00 subirá ao palco onde, após um momento artístico-cultural, as boas-vindas, a introdução e oito depoimentos de jovens do mundo inteiro, fará o seu discurso e formulará o Pacto com os jovens de Economy para acionar o início da mudança que ele mesmo desejou.

O programa completo dos três dias, que se realizarão entre o Teatro Lyrick, o Palaeventi em Santa Maria dos Anjos e o centro histórico com algumas conferências, workshops e aldeias temáticas, se concentrará em reunir as ideias e experiências geradas no mundo nestes três anos de trabalho. “Haverá espaço – antecipa o comitê organizador – para momentos de diálogo dos jovens com figuras de fama internacional, para discuti as suas propostas e continuar a aprofundar os grandes desafios do nosso tempo, a partir da construção de uma economia de paz. Será disponível uma área permanente de incubadoras de ideias-projetos, sessões de networking e workshops temáticos”. Entre os palestrantes da manifestação: Vandana Shiva, Jeffrey Sachs, Kate Raworth, Gael Giraud, Sabina Alkire, Helen Alford, Vilson Groh e Stefano Zamagni. 

OS PARTICIPANTES E AS ALDEIAS DE EOF

Chegarão do mundo inteiro os jovens que nestes três anos criaram uma verdadeira community que produziu projetos, iniciativas, materiais de estudo e aprofundamento. Mas quem são os jovens de Eof? A idade média dos participantes de Economy of Francesco é de 28 anos, 30% é do mundo da empresa e outro 30% da pesquisa, ao passo que 40% são changemakers (estudantes, movimentos sociais, ONG). A maior parte deles são da Europa (35%), América Central e do Sul (30%), África (20%), mas estarão representadas também a Ásia e a América do Norte, de onde virão respectivamente 8 e 6% dos participantes. Os jovens em Assis se reunirão em 12 “aldeias” temáticas que continuarão aquelas virtuais, onde estavam trabalhando nesses dois anos de pandemia: Trabalho e cuidado; Management e dom; Finança e humanidade; Agricultura e justiça; Energia e pobreza; Vocação e lucro; Políticas para a felicidade; CO2 da desigualdade; Business e paz; Economia é mulher; Empresas em transição; Vida e estilos de vida.

OS NÚMEROS DE EOF
Tudo começou com o convite que o Papa Francisco enviou no dia primeiro de maio de 2019 a economistas, changemakers, empresários e empresárias menores de 35 anos do mundo. Nos dois anos precedentes, apesar da pandemia, nos cinco continentes foram envolvidos milhares de jovens de 120 Países, principalmente da Itália, Brasil, EUA, Argentina, Espanha, Portugal, França, México, Alemanha e Reino Unido. Foram dois eventos online globais transmitidos ao vivo por streaming com mais de 500.000 visualizações, mais de 50 webinars, cerca de 25 projetos empresariais, 2 EoF School online e uma Summer School presencial, uma EoF Academy com 18 pesquisadores e 25 membros seniores. Foram envolvidos mais de 50 especialistas de fama internacional (entre eles 3 Prêmios Nobel) e o Papa dirigiu aos jovens duas mensagens em vídeo. 

Todas as informações e as novidades estão disponíveis no site www.francescoeconomy.org e nos canais oficiais do evento: Facebook @francescoeconomy; Instagram @francesco_economy; Twitter @FrancescoEcon; YouTube e Flickr.