Steps For Peace – Passos da Paz

Resumo

Em várias ocasiões o Papa Francisco convidou todos a darem passos concretos rumo à paz.

Com Economy of Francesco, queremos levar este convite a sério. Tendo como referência, mais uma vez, o exemplo de outro Francisco, que há 800 anos, desarmado, chegou às portas do Cairo para se encontrar com o sultão do Egito al-Malik al-Kamil. Da mesma forma, com os jovens da The Economy of Francesco, queremos percorrer os 4.000 quilômetros (8 milhões de passos) que separam Jerusalém da cidade de Assis. Uma peregrinação “em pedaços”, para recordar todas as guerras que inflamam o mundo, da qual qualquer pessoa pode participar doando “passos” através de uma aplicação móvel – pedômetro.

Uma corrida de revezamento nos 5 continentes em que os jovens passarão idealmente o cordão franciscano, símbolo para nós de uma economia desarmada, porque é pobre, casta e obediente.

No final, tendo recolhido os 8.000 passos, uma delegação levará o cordão franciscano aos jovens em Jerusalém, simplesmente para pedir a paz, na pobreza de palavras e estratégias diplomáticas que animou Francisco há 800 anos, com a diplomacia de joelhos que o Francisco de hoje nos pede. Assim, Assis, de uma cidade que convida ao encontro para construir a Paz, volta a ser uma cidade a partir da qual partimos para implorar pela paz.

UMA ECONOMIA DE PAZ

Entre os esforços que estamos fazendo com Economy of Francesco está a tentativa de traduzir a vida e a mensagem do filho do comerciante de Assis em gestos de uma nova economia. Sabemos que Francisco, formado desde cedo na escola da oficina de seu pai, traduziu (talvez nem sempre conscientemente) a mensagem evangélica por meio de gestos e palavras típicas da economia que o Papa nos pede para reviver. Uma economia com alma, portanto, é uma alternativa a um paradigma econômico que, ao contrário, gera guerra e morte.

Um dos momentos da vida de Francisco que ainda não exploramos de perto e que gostaríamos de colocar no centro deste projeto é o encontro de Francisco com o sultão do Egito. Esse encontro demonstra em sua simplicidade que é possível ir ao encontro do “inimigo” desarmados, recomeçar a partir do diálogo. Da mesma forma, com Economia de Francisco, gostaríamos de caminhar de Assis a Jerusalém. Compreendemos nos últimos anos que a nossa economia do Evangelho deve encontrar pegadas sobre as quais caminhar para se concretizar nas feridas dos nossos dias e fecundá-las, mesmo fora das conferências e das salas de aula das universidades.

A CORAGEM DO CORDÃO

O símbolo desta iniciativa poderia voltar a ser o cordão franciscano, que já está no logótipo da EoF e que está na etimologia da palavra Paz. A paz deriva da raiz sânscrita paç/pak/pag – ligar, soldar, unir, que também é encontrada em sânscrito da palavra paç-as: corda, precisamente. O cordão torna-se, assim, símbolo de uma economia de paz que se constrói através do diálogo. O Papa também pediu recentemente a coragem do diálogo, a necessidade de encontrar acordos, de amarrar nós em uma corda. A coragem da corda será o emblema desse longo caminho.

Pedimos a todos os caminhantes que percorram os seus passos prol da paz, carregando um cordão franciscano que assim se tornará como o bastão para passar e nos levar a Jerusalém. Cada peregrino da paz poderia compartilhar um vídeo nas redes sociais enquanto recebe o cordão, caminha e passa o cordão para outra pessoa do outro lado da tela, de modo a animar as praças virtuais com nossa mensagem de paz e economia desarmada.

A PÉ

É inimaginável hoje pensar em atravessar a pé a distância que separa Assis de Jerusalém. Quase 4.000 quilômetros, 8 milhões de passos. Ou talvez não: a ideia é iniciar uma campanha mundial de crowd stepping. O equivalente a uma campanha de crowdfunding, mas em que é possível doar passos, quilômetros percorridos a pé pelo mundo em prol da causa.

A necessidade de o caminho ser feito a pé permite-nos chamar a atenção para a ecologia integral da Laudato Si’. De uma economia que reconhece a complexidade das relações que hoje considera o grito dos pobres e das vítimas da guerra tragicamente ligado ao grito da Terra.

Esta caminhada “aos pedaços” visa não apenas completar um desafio simbólico, mas trazer e fazer viver a economia do Evangelho nas cidades do mundo e em praças virtuais.

Os participantes que desejarem doar passos serão chamados, nos locais em que chegarem a pé, para ler o pacto assinado pe Economy of Francesco com o Papa, juntamente com seus companheiros de viagem ou com alguns habitantes. Eles também poderão caminhar carregando um cordão franciscano, símbolo da paz, filmando com as câmeras de seus celulares o momento em que idealmente recebem o cordão, caminham e, por fim, doam o cordão para outro caminhante. Estes vídeos, juntamente com as leituras em todas as línguas do mundo do Pacto EoF, serão partilhados e recolhidos nas redes sociais através de hashtags e – talvez – serão depois recolhidos num documentário que narra os “passos” desta nova economia com alma.

>>> VER O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

Para nos enviar a sua participação na iniciativa, clique no botão abaixo:

Eis como organizar uma marcha Passos da Paz:

  • Convidar um grupo de amigos/pessoas (pelo menos 2!) e descarregar a aplicação [a confirmar logo que possível. Em todo o caso, informe-nos por e-mail e nós responderemos com as instruções para descarregar a aplicação];
  • Escolher um percurso, se possível, que seja significativo e alinhado com os temas da paz, da economia desarmada, da justiça social e ambiental;
  • Trazer um cordão franciscano (podes facilmente fazer um tu mesmo!);
  • Trazer o Pacto da EoF e concluir a marcha lendo-o em voz alta (considerar a possibilidade de organizar um momento de reflexão sobre os temas);
  • Capturar fotos e vídeos durante a marcha e partilhá-los nas redes sociais usando as hashtags #stepsforpeace #s4p #eof.

1 de maio de 2024: 5 anos desde a primeira carta do Papa aos jovens da EoF.
Começam as primeiras marchas Passos da Paz em todo o mundo!